Botox para sorriso gengival: indicação, duração e resultados esperados

31/07/2019

Toxina botulínica é uma das substâncias mais versáteis que existem, o que explica seu uso em tratamentos estéticos, terapêuticos e dentários. Na última área, ganha destaque na correção de sorriso gengival, característica que deixa a gengiva exposta.

Sorrisos ditos "ideais" têm no máximo dois milímetros de gengiva, já os excessos ocorrem por diversas razões - a maioria de cunho genético -, como comprimento pequeno do lábio superior, tecido excessivo, retração ou dentes pequenos. Embora não gere incômodo estético algum, a gengiva aparente prejudica a autoestima de muitos pacientes.

Felizmente, é possível corrigir o aspecto gumoso por meio da aplicação de botox na gengiva. Entenda:

Tratamento com botox para sorriso gengival vale a pena?

A opção mais rotineira para o tratamento é a gengivectomia, cirurgia que alonga a coroa do dente por meio da retirada do excesso de gengiva, mas em alguns casos pode ser contraindicada e seu pós-operatório é um tanto penoso. Como alternativa, há o botox para sorriso gengival.

A toxina é injetada no músculo responsável por elevar o lábio superior e, como resultado, o paralisa, inibindo a contração ao sorrir.

Diferente da cirurgia, o botox é rápido e fácil de fazer, além de causar dor mínima e não necessitar de período de recuperação. A substância vai diretamente para o tecido do lábio, então não há risco de digeri-la.

Quem pode fazer?

O botox para sorriso gengival é indicado para pacientes que não têm indicação ou não estão dispostos a passar pela cirurgia.

Vale lembrar que o método só funciona se o problema estiver nos lábios, e não no osso.

Quanto tempo dura?

Os resultados do botox para sorriso gengival aparecem em até 48 horas após a aplicação e ficam completos em 15 dias.

Os efeitos são temporários, durando três a seis meses em média, a depender do tempo de absorção de cada organismo. Após o período, há retorno da função neuromuscular e, consequentemente, do sorriso gumoso.

Assim, o tratamento é paliativo, ideal para quem não se sente seguro com intervenções definitivas.

Outra grande vantagem dessa técnica é o fato de ser totalmente reversível. Com isso, a aplicação do botox para sorriso gengival em consultórios odontológicos tem sido cada vez mais frequente.

Qual profissional pode aplicar botox para sorriso gengival?

O procedimento deve ser realizado por um dentista ou dermatologista experiente, que deve ter cuidado para não sobrecarregar os músculos e prejudicar a estética natural do sorriso. Antes de escolher um profissional, a dica é buscar referências e verificar seu registro em conselhos oficiais.

Quer saber mais sobre estética dental? Então fique ligado em nosso blog!