Tipos de clareamento dental: como funcionam e quais cuidados devem ser tomados
Clareamento dental é um procedimento estético que tem como objetivo tornar o sorriso mais branco. Ele engloba dois métodos que podem ser aplicados em casa ou no consultório. A maioria deles usa peróxido de carbamida, substância que gera uma reação química envolvendo o hidrogênio e a ureia, penetra o esmalte e, deste modo, promove o branqueamento.
Apesar de ser um dos tratamentos odontológicos mais realizados no Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), ainda há dúvidas sobre os tipos de clareamento dental. Respondemos cada uma a seguir.
Por que os dentes ficam amarelados?
Cada pessoa possui uma tonalidade natural da dentina e nem sempre ela é muito clara. Além disso, alguns fatores podem tornar o sorriso mais escuro ou amarelado, a exemplo do consumo de certos alimentos pigmentados - como café e vinho -, do acúmulo de placa bacteriana e do envelhecimento.
Quais os tipos de clareamento dental?
Embora sejam comercializados kits de branqueamento em farmácias e lojas online, o clareamento dental só deve ser realizado por um dentista, visto que esse profissional é o único preparado suficientemente para garantir a segurança e a eficácia do procedimento.
Atualmente, há dois principais tipos de clareamento dental, que são o feito em consultório e o caseiro. A escolha dependerá das características e necessidades de cada paciente. Veja detalhes sobre cada um:
Clareamento em consultório
O clareamento em consultório tem como principal benefício a rapidez pela qual é feito, o que é possível devido à alta concentração de peróxido de hidrogênio nos produtos aplicados, que também garante potência e eficácia.
Juntamente aos químicos, pode ser usada uma luz ou laser, porém não há indícios científicos de que esse método adicional seja realmente eficaz.
Clareamento dental em casa com moldeira
Dentistas também podem orientar o paciente a clarear seus dentes em casa por meio do uso de moldeiras adaptáveis com gel de branqueamento.
Para obter bons resultados, o ideal é usar o dispositivo por 30 minutos a uma hora por dia, durante aproximadamente duas semanas.
Esse tipo de clareamento dental é menos potente que o feito em consultório e os resultados demoram mais para aparecer.
Há riscos?
Não importa qual tipo de clareamento dental seja realizado, sempre há a possibilidade de aumento de sensibilidade devido aos compostos branqueadores. Essa reação adversa é mais comum principalmente em quem já apresenta dentes sensíveis.
Também há risco de queimaduras nas mucosas e nos lábios se não for usado um protetor interno. Para evitar essa complicação, no consultório é feita uma barreira gengival para proteção e, em casa, o paciente é orientado quanto à técnica correta de aplicação.
Assim, vale buscar um profissional qualificado para realizar o tratamento sem intercorrências.
Quem não pode fazer?
Gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com sensibilidade ou inflamações na gengiva, bem como pacientes de quimioterapia ou radioterapia não devem fazer clareamento dental. Além disso, menores de 15 anos não devem ser submetidos ao procedimento.
Resultados
Os resultados dependerão da resposta do organismo aos agentes químicos, portanto cada pessoa obtém graus diferentes de branqueamento, sendo indicado conversar com o dentista sobre as expectativas e possibilidades referentes ao caso.
Quais cuidados devem ser tomados após o procedimento?
Independente dos tipos de clareamento dental, o paciente deve adotar alguns cuidados para preservar os resultados pelo maior tempo possível.
- Devem ser evitados alimentos muito ácidos, como frutas, sucos, refrigerantes e temperos cítricos, já que eles podem aumentar a sensibilidade dos dentes.
- É indicado não exagerar no consumo de alimentos e bebidas de coloração escura, como vinho tinto, beterraba e café, porque podem manchar os dentes.
- O cigarro também deve ser deixado de lado, já que é um dos principais responsáveis pelo amarelamento do sorriso.
- É importante redobrar os cuidados com a higiene dos dentes, escovando-os após as refeições e passando fio dental ao menos uma vez ao dia.
- Vale esperar pelo menos 30 minutos para escovar os dentes após ingerir alimentos ácidos ou que contêm corantes, visto que a higienização logo após o consumo aumenta o risco de erosão dentária.
Quer saber mais sobre estética dental? Então leia nosso texto sobre botox para sorriso gengival.